sexta-feira, 9 de julho de 2010

TIMIDEZ

Já disse uma vez aqui, e repito novamente, que ODEIO a minha timidez. Eu não sei fazer com que não tenha, é algo que já vem de dentro de mim, nasci com isso e algumas pessoas – inclusive eu –, não entende o porquê, me tachando.

Um pouco antes de meia noite, eu estava conversando com um amigo pelo MSN. Ele fica online com frequência e nos conhecemos há pouco tempo por conta do trabalho. De vez em quando batemos um papo, conversamos coisas normais. E, dessa vez, conversamos sobre um problema: minha timidez. Não me lembro de como surgiu o assunto, mas ele surgiu e acabou sendo torturante pra mim.

Ele comentou que tipo se decepcionou comigo, pois, segundo ele, eu estou sendo só imagem. Não discordo disso, muitas pessoas olham as minhas páginas, as minhas fotos e já fazem uma imagem de como eu sou, só que na verdade, eu assumo que não sou o mesmo o das fotos. Às vezes até brinco que tenho dupla personalidade: o Funnie, que é o da internet, que fala com todos, que é gente boa, que ajuda, que tem papo, que não hesita em fazer nada e, por fim, fala mais do que devia; E o Anderson, que é o da vida real, que é sedentário, que é tímido, que tem medo de gente, que tem medo de tudo, que não encara a realidade, que é nervoso... Ele me falou que pelo MSN eu falo muito e que na real, eu falo nada. Verdade? Sim, verdade.

A timidez sempre me atrapalhou – e ainda atrapalha. Eu não tenho como fugir dela, procuro alguma válvula de escape, mas não a encontro. Quanto a isso, sou totalmente dependente, dependo da pessoa pela qual estou começando a conhecer, se ela me der liberdade, conversar, aos poucos eu entro na dela. Na verdade, se eu for me entrosar com alguém tímido, ou mais tímido do que eu, não dá certo, pois seria como me olhar no espelho. Na verdade, eu quando estou no começo de uma amizade, sou o Anderson e quando consigo certa confiança, intimidade, acabo sendo o Funnie. Mas alguns amigos me conhecem Anderson Funnie, por completo, às vezes tenho meus momentos, meus sentimentos e no meio de estranhos, mesmo com seus amigos do lado, acabo sendo tímido, como muitas das vezes quando alguns de meus amigos odeiam quando estou numa festa animada e, por conta de pessoas que não conheço estarem lá, fico isolado num canto.

Esse meu amigo do MSN me encorajou, falou certas verdades que eu tinha que ler. Eu não queria ter lido aquilo, eu queria mesmo era ter ouvido, queria que ficasse gravado pelo resto da minha vida em minha memória. Eu gosto de sinceridade, e a dele fez com que eu melhorasse um pouco mais, que pelo menos visse alguns erros meus. Mesmo depois disso sei que ainda vou continuar do jeito que sou, eu me conheço e sei meus limites. Segundo ele, esse meu “problema” é fase, a única coisa que discordei. Fase não é, pois, se fosse, já tinha passado. Acho mesmo que a palavra “fase” pode ser substituída por “tempo”, pois é com o tempo que eu vou adquirindo certas virtudes.

Não contei isso pra ele, até porque queria fugir desse assunto que a cada frase que eu lia, eu ficava pior, mas no meio da conversa, enquanto ele ficou ausente por alguns minutos, fiquei lendo sobre timidez na internet. Li uma coisa que clareou tudo, que o que estava escrito, tinha certeza que não era só uma frase feita de uma autor desconhecido. Lá estava escrito algo do tipo que timidez não é doença – isso eu já sabia –, mas, sim, é causada por a pessoa não terem tido muito envolvimento no ciclo social. Isso encaixou comigo perfeitamente.

Quando pequeno, eu não saía de casa. Achava que a minha obrigação não era estar brincando na rua, como via muitos dos meus amigos, pela janela, rindo e se divertindo. Eu somente estudava, quando brincava, era dentro de casa com meus irmãos. Não tive infância em conjunto, acho que por conta disso, por não me relacionar desde pequeno com as pessoas, ou melhor, por não estar inserido no clico social, sou assim. Estou tirando essas conclusões agora. Agora encontrei a resposta que há anos eu procurava.

Ontem mesmo me aconteceu algo que fiquei com raiva de mim mesmo. Eu estava conversando com umas amigas quando um amigo delas, que eu não conheço, chegou as cumprimentando. Ele me cumprimentou e eu o cumprimentei também, claro. Depois disso ele sentou próximo e começou a conversar com minhas amigas. Eu fiquei totalmente mudado, olhando para os lados procurando não sei o quê. Até que ele comentou sobre o assassinato de um rapaz conhecido na cidade. Ao ouvir aquilo, por impulso, abri a boca e falei “E onde tá o corpo?”. Ele olhou pra minha cara, me detonou com o olhar, deu um sorriso de deboche e respondeu quase obrigado: “Sei lá!”. Aquilo me deitou ruim demais, pensei que se não tivesse falado nada, não receberia aquela reação.

É por isso que não tenho muito papo pra falar com algum desconhecido. Meu maior medo é de abrir a boca, falar besteira e passar pelo que eu passei. Toda vez que acontece isso, me sinto mais desprezado e vejo que é verdade o que as pessoas me tacham.

Depois de ter lido trechos do texto que comentei acima, vi no site de busca um teste para saber se a pessoa é tímida. Mesmo sabendo da futura resposta, fiz. Não sei quem são as pessoas que criam testes, que encaixam as letras, que sabe qual marcamos e por final conseguem fazer com que a resposta se encaixe conosco, mas me impressiono com isso. A minha resposta foi a mais óbvia, porém meu nível de timidez não está superior ao que eu imaginava. Lá o autor desse teste, deu algumas dicas num paragrafo de resposta. Não dei muita atenção à resposta, mas sim para as perguntas que tinham a ver como nos comportamos diante de tal reação. Muitos não sabem, mas um simples movimento seu: um passar de mão na cabeça, uma mexida orelha, um cruzar de braços, um aperto de mão, pode dar algumas respostas do que você está sentindo. Li isso num livro que o Homero me emprestou.

Enfim, tentarei dar ao máximo de mim. Procurarei, de alguma forma, parar de ser quem eu sou, mas sem deixar o meu caráter. Não vou me precipitar muito, somente deixarei o TEMPO me mudar, me melhorar.

15 comentários:

  1. Gostei do texto, concordo que tu deve perder tua timidez... Mas ser timido também tem seu lado bom... Tu só tem que descobri um meio termo em relação a isso... Uma forma de deixar de ser timido sem se expor muito!!

    Abraços.

    Ps: Muito obrigado pelo bem informado!

    ResponderExcluir
  2. Indentifiquei bem com esse post, já que não sou muito diferente de vc ^^...
    Em breve lançaremos um livro!
    A tímida do des!

    ResponderExcluir
  3. - É verdade, Homero Eu vou tentar, mas é difícil. // Uh, valeu, Jordan, somos tímidos, mas tu é menos do que eu, não parece, mas é. Lançaremos o livro, sim.

    ResponderExcluir
  4. Ahh...Funnie!
    Qual é??Dxa dessa tua timidez
    de lado e mostra as pessoas
    o teu verdadeiro ''eu'',
    essa pessoa maravilhosa,Engraçada,principalmente.
    Que concerteza eles não sabem
    oq taum perdendo...
    Beejo,
    Te adooro muuito.
    -Osórioo

    ResponderExcluir
  5. - Não tem como deixar, Larissa, é uma coisa que já vem de mim, não sei como mudar. Essa pessoa maravilhosa e engraçada eu sou pra quem eu conheço. Eu queria que todas as pessoas pensassem assim de mim, maaas... Obrigado pelo comentário, também te adoro muito. Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. EEh...pra nós
    q te conhecemos,é meio dificil
    te ver com essa tal ''timidez''.
    *--*

    ResponderExcluir
  7. - É verdade, quando conto para meus amigos que sou tímido, eles disse: "Tu? Com essa cara aí? Rum!". EU SOU, ora!

    ResponderExcluir
  8. É Anderson! Que bom ouvir isso de você! Mas espero que tudo melhore pra você, pois "seu ninga" merece isso, essa insegurança. Desejo-lhe tudo de bom, e que um dia vc se encontre de verdade..!! Abraços..!!

    ResponderExcluir
  9. - Obrigado, Dênison. Tu faz parte disso, tu de qualquer forma tentou me ajudar - e me ajudou. Valeu de verdade e vou ver se tento me encontrar algum dia.

    ResponderExcluir
  10. hahaha
    Me identifiquei totaaaaalll ctg agora.rs ^^
    Sou exatamente assim! Qd tow com amigos, tow toda brincalhona...ms chegue um estranhooo!kkkk Fico toda sem jeito.*---*
    Timidez eh horrível, te priva de tanta coisa. Isso tem muito a ver sim com o q vc fez na infância, eu sempre brinquei em casa, nk fui d sair pra casa das minhas amigas. Eh tão tal q até hj elas vêm até mim!kkk Meio complicado.=/
    Hj tow tentando ser o mais sociável possível...passando por cima do q me deixava pra baixo!
    Eh isso aí Anderson! O q nos irrita eh o q nos domina...rsrsrs Não nos deixemos dominar mais!
    Be happy! =D
    Kisses

    ResponderExcluir
  11. - Nem tenho palavras pra agradecer pelas palavras, Jane. Realmente acho que somos parecidíssimos. Não sei como vai ser a nossa relação quando nos conhecermos pessoalmente. Não sei quem vai tomar a iniciativa com a conversa, mas acho que eu. Gostei da frase que "o que nos irrita é que nos domina". Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. hahaha nem parece 'Andison Fani'
    A resposta é:
    - Seja ousado !
    Ah! ri mt daquele menino que te deixou sem ação haha (tenho raiva disso)
    Se fosse eu, continuava perguntando ... eee tambem puxava conversa com as meninas e deixava ele só, BESTA! As vezes tenho raiva das tuas mancadas, mas enfim é teu jeito!
    E tambem tu te preocupa mt com os outros falam, pensam de ti. Isso não faz bem, de gente fraca e sei que tu é forte só falta um empurrão, literalmente (6)
    Sorte Andison :D

    ResponderExcluir
  13. - Todos os meus amigos dizem, duvidam que eu seja assim, mas tem outros que me conhecem bastante e já sabe como eu sou. Não sei ser ousado, Filipe, me ensina? - rs. Pode rir da situação, eu deio, o menino simplesmente me deixou fora de tempo, nem tive mais estrutura. É verdade, no fundo, no fundo, ÀS VEZES, eu ligo para que os outros falam e deixo de viver a minha vida, mas isso é de vez em quando. Preciso mesmo é de um empurrão, como tu mesmo disse. Que seja, mas não muito forte que posso cair - rs. Obrigado!

    ResponderExcluir