sexta-feira, 26 de outubro de 2012

APAGÃO: #VIVAONORDESTE

Achei que fosse só mais uma falta de energia na minha cidade - SÓ QUE NÃO!

Por volta das 23h30, estava no computador quando a luz começou a ir se apagando devagarzinho e ficou fraquinha. Geralmente quando falta energia a luz se apaga de uma vez, mas dessa vez foi diferente. Era como se fosse um sofrimento, uma dor que estava começando, sei lá... dava até um pequeno desespero na medida em que ela ia se apagando. Saí do computador na mesma hora e fui para a cozinha onde estava a minha avó. Ela pediu para que eu desligasse algumas tomadas e, de imediato, deixei meu computador sendo sustentado somente na bateria. Fui para a porta de casa e olhei para a rua, onde a única luz que havia era a da lua. Tudo estava calado e escuro.

Quando voltei, a luz se apagou e desliguei o computador. Recebi uma mensagem do Marllon - que estava conversando comigo no MSN na hora - dizendo que havia faltado energia na rua dele, sendo que quando recebi ela, estava mandando pra ele a mesma coisa. E foi daí que deduzi que a falta de energia foi geral. Geral que eu pensava somente a minha cidade.

Minutos depois, enquanto eu ajudava minha avó a encontrar velas, o Junior me ligou de Teresina: "Anderson, faltou energia aí também?". Sim! - respondi. E ele continuou dizendo que em Teresina, São Luis (onde mora alguns amigos dele) e Aldeias Altas (onde mora um amigo nosso) também estava sem. E aí completou com o humor dele: "É o fim do mundo!!!". Não aguentei e ri nessa hora.

Na medida em que o tempo passava, o Junior continuava me ligando passando algumas informações, dizendo quais outras cidades ou estados estavam sem energia. Por ele falar vários, já achei que fosse no país todo e foi aí que mandei sms pra Karine, perguntando se onde ela mora, em Porto Alegre (é, fui longe mesmo!)  também estava sem. Para o meu alívio, a resposta dela foi negativa. Uff!

Foto que ilustra a madrugada da Nayenne, em Água Branca - PI (via facebook)

A minha única solução foi esperar a energia voltar. E deitado, literalmente. E por horas fiquei virando na cama pra lá e pra cá, espanto as muriçocas e tentando sentir algum vento frio. Não consegui ficar todo embrulhado, muito menos parado.

E quando eu achava que ia passar por esse sufoco a madrugada toda, a energia voltou, umas 2h e pouco. \o/ Na mesma hora peguei no sono pra acordar cedo.

Pela manhã, mais cedo, após chegar da academia, li algumas matérias no G1 sobre o apagão e vi o que rolava pelo twitter. Já esperava algo a respeito nos TT (trends topics), e então comecei a ler. E num é que o povo em vez de estar acompanhando ou comentando coisas boas, alguma revolta por esses acontecimentos estarem acontecendo no Brasil, estavam mesmo era "queimando" o nordeste. É, ninguém nunca vai se livrar desse preconceito. E o melhor de tudo era ver as respostas indiretas, como do tipo:



CLIQUE PARA AMPLIÁ-LAS

Por favor, preconceituosos, melhorem! :-T

Nenhum comentário:

Postar um comentário